30 julho 2013

Forreta? Eeeeuuu?!

Numa grande rotunda de Coimbra, desde há algum tempo, estão uns saltimbancos a distrair os automobilistas enquanto aguardam pela sinalética verde dos semáforos. Entretém o people com pinos e bolas já que são todos malabaristas. 
Confesso que acho interessante esta forma de ganhar a vida. É muito melhor tê-los ali a mostrar o seu talento do que ter que aguentar vendedores fajutas de "Borda d'água", "Cais" ou os famigerados limpadores de pára-brisas. Não pedem nada, mas é óbvio que têm um objectivo com o espectáculo público: no final da "apresentação", estendem um chapéu no sentido de receber qualquer coisa dos impacientes condutores.
Eu, na minha magnânima solidariedade, resolvi "amandar" para a cobertura capilar uma moeda de 20 cêntimos.
"Só 20 cêntimos!?", perguntarão vocês, indignados com a avareza.
Pois, 20 cêntimos. Parece pouco? Também achei a princípio, mas depois fiz as contas: se em cada sinal vermelho, 10 condutores fornecerem 20 cêntimos; se em cada hora houver, no mínimo, 10 sinais encarnados; se trabalharem as 8 horas de um normal trabalhador; se estiverem ali 20 dias por mês; quanto isto dará no fim do mês, limpinho, limpinho de impostos? Pois bem, para facilitar, digo-vos eu: 3200€! Ou seja, mais do dobro que eu recebo com o meu trabalho como Médico de Família. 

Ao longo do caminho fiquei a pensar que deveria ter enveredado pelo mundo do malabarismo (que de certa forma vou fazendo com o orçamento doméstico). No entanto, como são necessários talento, destreza e uma grande dose de coordenação motora, obviamente que esta hipótese foi imediatamente posta de parte. Mas como a minha madame está desempregada...




6 comentários:

João Roque disse...

É uma ideia...
Malabarismo de algibeira já eu me farto de fazer.

Malena disse...

O pior é que estão a fazer malabarismo connosco!!

Cirrus disse...

És um forreta, pá!

Catsone disse...

João, já somos 2 ou talvez milhões...

Malena, e parece que estamos a gostar.

Cirrus, sou, não sou? Deixa lá que há quem complemente a minha gorjeta.

Demian disse...

Existem 4 moedas de valor facial inferior à de 20 cêntimos, e apenas 3 de valor superior, em circulação!

Vistas as coisas por esse prisma, o donativo foi acima da média, e ainda se atrevem a chamar forreta ao homem??? Forreta seria "atirar" com 10 cêntimos! Atinem, pá! x)

Catsone disse...

Demian, faz lá essa média por valor das moedas e se calhar não fico tão bem na fotografia :D