08 junho 2009

Abstenham-se de reclamar

"Portugal volta a registar taxa de abstenção superior à média da UE" Público

Mais um dia de eleições, mais um dia de abstenção.
60 e tal % de pessoas que resolveram ficar em casa ou partir de férias e não votar; salvo raras excepções, a maioria preferiu ignorar este dever cívico. Compreendo que alguns estejam longe dos locais onde votam, estejam doentes, entre outras coisas, mas 60% de abstenção? Num país em que existe uma TVI onde todos têm um problema dramático, ou um "nós por cá", que melhor momento para se queixar do que o momento do voto?
Num país em que uma grande parte da populaça não faz um cara"#$ (a não ser nas Caldas), em que 10% estão, oficialmente, desempregados, porquê não vot
ar? "A e tal, porque esses gajos são uns parasitas, uns ladrões e são feios", e com o subsídio de desemprego, enfiam a famelga toda no Mercedes 190D e partem para a praia mais próxima.
Será que os que se abstém hoje são os mesmos que amanhã reclamam porquê não têm segurança, acção social, educação, saúde, trabalho, agricultura, etc, etc? São esses que reclamam sem parar do estado do país? Se não conseguem dobrar um boletim de voto em quatro partes, depois de assinalar um cruz num quadrado qualquer, para que nos servem? São os inúteis, os imprestáveis, os improdutivos, os desnecessários e frívolos.


Dar uma opinião. Parece paradoxal o facto de o português típico ter opinião para tudo, por mais estapafúrdia que seja, mas na hora de dar uma opinião séria, através do voto, prefira ficar à esplanada de uma estrebaria qualquer a comer tremoços e sandes rançosas de presunto.

9 comentários:

Rain disse...

Como quase todos os estudantes que estudam fora e estão em exames, posso dizer que ter o cartão do cidadão é muito bonito e um sistema centralizado também. Então não entendo porque é que não posso votar (ou ser vacinada) na cidade onde estou quando nem é para as autárquicas, mas pronto.

O que me surpreendeu mais foi o sítio onde a abstenção foi mais elevada: os Açores. A sério que não compreendi.. 78% sem razão aparente, pelo menos para mim.

Catsone disse...

78% é um absurdo. Fica fácil explicar como é que o PSD ganhou por lá.
O que dizes é uma triste realidade. Facilita-se tanto a abstenção e aqueles que querem votar tem de enfrentar umas dificuldades escusadas.
A mesa onde voto ainda recorre ao trabalho manual, nem um pc para inserir os nomes dos que já votaram.
É o simplex deste gov no seu melhor...

Sahaisis disse...

Hoje disse-me a minha nurse boss que precisa de auxiliares e não consegue meter ninguém porque a malta ganha mais ficando no subsidio de desemprego do que a trabalhar..assim sendo...pois...
rain: podes não poder votar...mas tenho a certeza que te podes vacinar..vê lá isso melhor..porque podes...;)

MA-S disse...

Nem m pronuncio...
mas, Faxabór de passar lá na "tasca" que tenho um docito pa si...

Rain disse...

Sahaisis: Estou a dizer que não posso porque não ma deram em Aveiro. Aconteceu comigo. Disseram que tinha que ir ao centro de saúde onde estou inscrita (VFX) e tive mesmo que ir a VFX tomar a vacina. Chegada lá, confirmaram-me a situação. Isto foi em Junho do ano passado, a vacina é aquela contra o cancro do colo do útero, o que torna ainda mais absrudo porque fui eu que a comprei.

Com os filhos de uma amiga aconteceu o mesmo, eles mudaram de casa (dentro do mesmo distrito) e não lhes deram as vacinas (obrigatórias) porque ainda estavam registados na outra freguesia. Tiveram que fazer a alteração dos dados e então depois foram vacinados. Este caso é de Março deste ano, 2009.

Demian disse...

Olá.

Tenho um novo blog (embora o principal se mantenha também), passa por lá quando quiseres. :)

http://aboutnothingness.blogspot.com

Abraço

MA-S disse...

Digamos que ele não é "pão" nenhum...mas mesmo assim é um baita bimbo! LOL
Eu e outra pessoa, na loucura estamos a pensar em rebentar com os respectivos serviços onde os nossos "bimbos" trabalham, num hospital do centro do país. lol

Sahaisis disse...

Rain devo-me confessar mesmo mesmo surpreendida...porque quando a minha vacina do tétano expirou eu estava em lisboa e o meu centro de saúde de origem é também no ribatejo...mas fui ao centro de saúde da minha área de residência em lisboa, expliquei a situação, disse que era estudante (nem sequer disse o que estudava) e vacinaram-me...por isso não percebo...sempre que vacinei alguém pedi só o boletim e não levantei quaisquer problema...só se isso tem alguma coisa a ver com o sistema de classificação informática..não sei...

Carina disse...

Boa Noite ;)


Só para dizer que utilizei aqui uma frase pronunciada neste post no meu blog por se exactamente o que eu queria dizer mas não conseguir ser tão clara.
Espero que não se importe, está devidamente identificada!


Bjo*