06 dezembro 2007

Triste África

Aí está ela: a cimeira Europa-África. Logo aí já começa a falhar. Porquê não se chama cimeira África-Europa? Até por ordem alfabética faz mais sentido! Bando de racistas!
Em frente.
Esta cimeira está a suscitar enorme expectativa.
Por exemplo, o PNR está excitadíssimo com esta cimeira. O Neo-nazi-racista Mário Machado está radiante com a possibilidade de desancar em mais alguns africanos: "baixos, altos, magros, gordos, mais ou menos pretos, eu tenho o que é preciso: taco de baseboll, pistolas, gás pimenta...".
Entretanto, de África vêm vários democratas demonstrar o quão abertas são as suas governações. Temos o Presidente da Líbia, Muammar Kadafi, que, para demonstrar o seu desapego às coisas materiais, recebe os seus convidados em tendas; puro gesto de humildade.
Do Zimbábue vem o presidente Robert Mugabe, que por ser um excelente contador de ditos populares, é considerado o maior ditador de África.
De Angola chega o milionário presidente José Eduardo dos Santos, que vem ensinar o Joe Berardo a falar Português.
Mas muito mais, temos extremistas ruandeses, guerrilheiros sudaneses, tiranos etíopes, déspotas nigerianos, opressores do Chade... escolham os vossos piores. Parece quase imposição ter um ignóbil à frente do governo para ser um típico governo africano.
Da Europa estão os melhores valores, a começar pelo projecto a ditadorzito, José Sócrates, e o representante da globalizadora UE, Durão Barroso. Cheios de boas intenções, os nossos amigos.
Estes senhores, obviamente, estão reunidos para defender os interesses dos seus povos como a erradicação da fome, a cessação das inúmeras guerras, o término da destruição da fauna e flora, a eliminação da pobreza extrema, a liberdade de expressão e a erradicação das doenças... esperem, hum... talvez não seja bem isso...???... há, pois, estão para discutir matérias primas, diamantes, petróleo, armas... sim, claro... investimentos, trocas de favores, influências... tudo bons propósitos. Tão amigos os europeus, tentam sempre cuidar bem das ex-colónias, talvez até queiram voltar a explorá-las novamente, quem sabe?
Triste África, tão mal governada, tão sofrida e ignorada...
Triste Europa, tal mal governada, tão hipócrita e interesseira...
A cereja seria a participação dos EUA nesta cimeira, isso é que era super!

2 comentários:

Balhau disse...

Tenho algumas críticas dirigidas a esta tua divagação! Em primeiro lugar toda a gente sabe que a cimeira se chama África Europa não porque a europa pretende vincar a sua superioridade mas porque os argumentistas da obra quiseram fazer uma analogia com o Paris - Dakkar, fico no entanto sem saber qual a corrida que aqui se está a disputar. Há ainda quem justifique o Europa - África pelo simples motivo de que os ditadores (contadores de ditados populares, tipo miguel torga) jogam fora. O jogo pelos vistos vai ser disputado em sistema de segurança minima (pudera as claques estão a torcer todas pelos mesmos interesses) e os treinos vão ser de portas abertas (à corrupção). Fica portanto aqui a primeira nota em relação à tua precipitada conclusão.
Um segundo ponto surge pelo meu manifesto desagrado à tua posição quando referes Mário Machado como um neo nazi. Acho que deve haver limites para tudo, lá pelo Mário ter sido violado quando criança por dois pretos DraQueen trabalhadores da noite de cascais e se tenha transformado numa massa de revolta isso não quer dizer que ele seja neo nazi, ele nem sequer tem uma colecção de lugers. Tens cada ideia.
Terceiro ponto, acho que muito mau tom insinuar que o senhor Joe Berardo não sabe falar Português, toda a gente sabe que Berardo Fala todas as linguas, se há coisa que se aprende na máfia é a ser polibolota.
Quarto ponto, acho de uma pequenez de espírito imensa achar que essa tua míriade de "caracteristicas sociais" tais como a fome, pobreza extrema liberdade de expressão, entre outras que nem vou considerar, se enquadram nos verdadeiros problemas da sociedade. Caro catso sejamos pragmáticos, toda a gente sabe que fome, pobreza e liberdade de expressão são não podem ser problemas a considerar, é dado adquirido, tens que lidar com eles. Tens que abrir a mente e pensar em termos gerais (se houverem dúvidas quanto ao conceito "abrir a mente" um bom critério de decibilidade é: Consideremos A o conjunto das mentes maturadas, dizemos que x em A é mente aberta quando o interesse dele é o interesse do patrão, atenção a reciproca não se verifica) Repara que se olhares pelos interesses dos maiorais da zona, nunca terás problemas. Se em vez de denunciar o xoninhas que trafica ganzas no café da amélia lhe comprares uns foguetes vais ver que o carro deixa de aparecer riscado!
Acho que te deves informar antes de falares do que quer que seja. O povo (da máfia) agradece...

Catsone disse...

És capaz de ter razão :(
Só fiquei lixado porque o teu comentário consegue ser mais irónico que o meu post! Dass, não tens dois blogs só teus? Tens que vir aqui fazer posts melhores que os meus!
Raios!!!