10 dezembro 2009
O anónimo
Quem tem um blog sujeita-se ao "anónimo".
O "anónimo" é uma entidade da blogosfera. É tipo o Yeti ou a Nessy, nós "sabemos" que existe mas não temos nenhuma prova. O "anónimo" até deixa pistas, escreve, manda umas postas de pescada e vai-se embora sem deixar rasto. Ninguém tem uma foto do "anónimo", ninguém consegue descreve-lo, mas todos que escrevem num blog já tiveram a oportunidade de ter contacto com este ser.
Uma das poucas certezas relativamente ao "anónimo" é que existe mais do que um. Só assim se explica que um "anónimo" escreva maravilhas sobre um determinado assunto e outro, logo no comentário a seguir, envie uma colecção de rico calão ou até uma ameaça de morte.
Desconhece-se, no entanto, o género do "anónimo". Embora seja um substantivo masculino, parece tratar-se de um ser hermafrodita ou, quem sabe, assexuado.
O "anónimo" costuma ser um ente deveras efusivo nos comentários. Escreve muitas vezes com maiúsculas e com inúmeros erros que vão desde a acentuação até a concordância. Se calhar faz parte da estratégia para chamar a atenção ou, se calhar, é mesmo imbecilidade.
Uma das características mais irritantes do "anónimo" é a sua incapacidade em perceber a fina arte da ironia. Demonstra ser algo muito crédulo em tudo que lê e que possui uma mente pouco elástica.
Resumindo, o "anónimo" é um bicho engraçado e estranho, o ornitorrinco da blogosfera.
Eu tinha tido, desde início deste blog, contactos vários com esta entidade. "Anónimos" bem dispostos pousavam aqui e ali e em determinados posts mais do que uma vez. Eles sempre fizeram comentários bem dispostos e criativos, enaltecendo e mostrando agrado pelos textos que escrevia. No entanto, observava o que outros "anónimos" faziam em blogs vizinhos. Vociferavam fortemente contra aquilo que fosse oposto às suas ideias, não se coibindo de insultar a mãe do incauto blogueiro (ou será bloguista?).
Escrevo sobre esta espécie hoje porque, também hoje, enquanto caminhava por posts antigos, observei alguns comentários que foram feitos e que eu não tinha tido oportunidade de ler.
O post que provocou tamanha ira do gado "anónimo" foi este. Li os comentários e, apesar de os achar ofensivos, nunca pensei em apaga-los porque deram-me um gozo imensurável. Ganhei o meu dia só por encontra-los.
Deu-me gozo saber que há pessoas que se perdem por aqui e que ficam verdadeiramente chateadas com as estupidezes que escrevo. E, mais importante, dá-me um grande gozo saber que elas, ao escreveram aquilo, acreditam realmente que vou ficar arreliado.
Tenho que lhes confessar que soltei uma lágrima... de rir.
A seguir deixo-vos com os ditos:
Os comentários que se seguem são susceptíveis de causar ataques de riso extremos; leiam-se com moderação e não se tente corrigir a ortografia ou decifrar insultos!
Insultos a reter:
1 - "Seu monte de bosta";
2 - "Panacá (?)"
3- "Imbecil espiritual"
4- "Instrume de camelo" (muito bom!)
5- "Vagabundo"
6- "Jacaré de tamanco" (aqui perdi uma gotinha)
Fora o facto de chamarem-me pinguço.
Que deus esteja convosco, irados irmãos "anónimos", e voltem sempre!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
Diria que este anónimo é pouco católico, e bastante ignorante.
Abraço
Isto fez-me lembrar, o fatídico dia 20 de Outubro do presente ano, em que eu fiz este post -> http://gatasemtelhado.blogspot.com/2009/10/eu-ja-fui-uma-anonima-maldizente.html
Isto acabou, passados uns dias, por se revelar na maior peixeirada que o meu blog alguma vez conheceu.
Anyways, o que disse nesse post a respeito dos anónimos, mantém-se.
A questão é, que enquanto antes os anónimos me irritavam, agora dão-me um gozo brutal!
E porquê? Porque eu mantenho a minha teoria de que os anónimos são leitores assíduos e "amigos" do bloguer. Não tenho dúvidas nenhumas a esse respeito. Não me vão querer convencer, de que o anónimo caiu de pára-quedas em determinado blog, exactamente quando o bloguer escrevia sobre um assunto demasiado susceptível de ofender os princípios do anónimo em questão.
Agora, tu desculpa lá... mas os meus anónimos são bem mais porreiros que os teus! Os meus nsultam como deve de ser, com laivos pseudo intelectuais e frases e ideias bem estruturadas.
Os teus anónimos são assim pó reles... escrevem em brasileirês e insultam com palavrões.
Bah! Tens de arranjar anónimos de jeito. OuBisteS?
*
Eu, como todos os que frequentamos a blogo, já fui visitado por "anónimos"; nada que me afecte, a não ser o insulto baixo e calunioso, que não permito.
Geralmente publico um primeiro comentário, ao qual respondo, como faço à generalidade dos comentadores; nas se insistem e voltam só para alimentar uma "guerrinha", não lhes dou voz - vão directamente para o lixo.
amei amei...jacaré de tamanco..é qualquer de delicioso..
Boa tarde ohhh xodotor! Eu escrevo sem acentos nos comentarios. Estarei na sua lista?! eh eh eh eh eh
um abraco, Cat e bom fim de semana
estes anónimos são demais =P
"amigos" teus, oh jacaré de tamanco?
papá catso, é o seguinte, eu só espero que o teu rebento como primeira palavra diga "Benfica!" Não há pior castigo para um pai do FCP que esse! =D
Forte, palpita-me serem protestantes e, sim, muito ignorantes (até rima, vê lá)
Ginger, tenho pena que os meus anónimos não sejam tão letrados que os teus, mas sabes, tenho um link pro teu blog e pode ser que apareçam por lá para te arreliar... ;)
Pinguim, os meus anónimos nunca passaram disto, daí nunca ter tido necessidade de "impor" respeito. Pode ser que chegue o dia...
Sahaisis, explica-me lá como é que vou me sentir insultado com isso?
Francisco, conheço-te há pouco tempo mas estás na minha lista por bons motivos, friend ;) Abraço e porta-te bem.
MA-S, és capaz de ter razão, mas cá em casa existe um casalinho de dragões e do ovo só pode sair outro ser mítico ;)
CATSONE, DESAFIO NO CIRRUS MINOR!
Conheço bem o espécime em questão.
Também já fui perturbado por representantes do mesmo... Rir, é sempre o melhor remédio, especialmente, quando são feitas ameaças de morte (também já me aconteceu, e por SMS, anónima, claro). ;)
cats...não tem por onde...imagina lá o jacaré, todo sexy no seu tamanco..é de ir às lágrimas LOL
hehehe . olha que eu não podia estar mais de acordo !! pena que quando nos ofendem ...não se identificam nem deixam pistas .... lolololo que cobardia !! mas olha ...já estou como tu até me divertem
beijo
teresa
1. Também já fui atacado por essa praga, mas exterminei-a da seguinte forma: desactivei a opção de comentários anónimos.
Foi remédio santo, pois há mais de um mês que não me chateiam... :)
2. Por acaso já reparei que os anónimos têm as seguintes características:
a) escrevem mal e porcamente, com muitos erros de sintaxe e de ortografia;
b) usam sempre o insulto e a calúnia;
c) atacam em blogs onde não existe a moderação de comentários ou a opção de comentários anónimos está activa.
3. Os anónimos professam ideologias extremistas e são puritanos, por isso gostam sempre de se armar em porta-estandartes da moral e dos bons costumes.
Neste caso os anónimos devem ser fanáticos religiosos, e provavelmente brasileiros...
Grave, ameaças de morte??? Os teus são mais virulentos, lol
Sahaisis, um jacaré nunca é sexy, certo?
Teresa, se a ofensa fosse grave eu não publicava. Há limites para tudo. Estes que vieram aqui são tão patetas que até fiz questão de mostrar. *
Maldonado, concordo com todos os pontos. Têm tanta vergonha de ser como são que se escondem por trás do anonimato... ou se calhar é covardia... Abraço
Enviar um comentário